sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Transparência sob os pés - Pisos e escadas de vidro

 
 
 
      Criar um ambiente com pisos e escadas em vidro torna o projeto arquitetônico arrojado e diferenciado. O vidro temperado é uma excelente alternativa, já que, com sua transparência, leveza e resistência mecânica, confere beleza e sofisticação ao projeto. Em alguns casos, sua textura pode conferir inclusive a abrasão necessária para a função antiderrapante do produto.  Além disso, o vidro resiste à circulação de pessoas, agregando beleza e translucidez ao ambiente. Com o objetivo de garantir a segurança desse tipo de aplicação, é necessário que os vidros utilizados em pisos e escadas sejam, além de temperados, também laminados.
 
 
 
 
 
 
 
      A utilização do vidro como material para compor pisos e escadas permite ao arquiteto conceber formas incomuns, coloridas e iluminadas. Transparentes ou opacos, esses elementos assemelham-se a tapetes de luz e podem ser especificados tanto pontualmente, em residências, como em áreas de grande circulação de pessoas.
 
 
 
 
 
 
 
 

O processo de laminação
, que obedece a alguns critérios especiais, garante a alta resistência mecânica, em função das cargas distribuídas, enquanto o tipo de acabamento proporciona transparência ou superfícies diferenciadas, quando se utilizam lâminas de vidro impresso ou serigrafado. Também é possível usar uma película antiderrapante, que aumenta as condições de segurança das pessoas.

 
 
 
 
 
 
 
 
Dimensionamento das cargas

Para o dimensionamento do piso ou da escada de vidro, adota-se sempre um coeficiente de segurança, de modo que, se uma das lâminas quebrar, não haja risco para os usuários. Normalmente, a carga considerada é de pelo menos 500 kgf/m2. No caso de quebra, a ultima camada composta por uma película ultra resistente impede que o vidro se estilhasse e o objeto ou a pessoa transpasse o vidro.
 

 

 
Tipos de estrutura

A estrutura para receber um piso ou uma escada de vidro deve garantir o perfeito apoio das placas - que pode ser feito em dois, três ou quatro lados. A estrutura é uma malha metálica de aço ou de aço inoxidável, calculada para resistir às cargas verticais resultantes do piso, considerando-se os parâmetros de norma para os diferentes tipos de uso dos pavimentos. As chapas de vidro são apoiadas em cada elemento metálico, através de calços de borrachas sintéticas ou silicone, ambos de alta dureza. Esses calços, que garantem a planicidade dos apoios, evitando pressões pontuais nas bordas, devem ter determinada espessura e o perímetro das lâminas deve estar apoiado continuamente.

 

 
 
Veja alguns exemplos de escadas e pisos de vidro:
 
 
 
 

 

 

 




Gostou?
 
Curta também nossa página no facebook!!
 
 
Abraços
 
 
Naiara Brito
 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário