No post anterior falei sobre os materiais básicos para desenho arquitetonico que todo estudante de Arquitetura deve ter. Agora falarei um pouco sobre os materiais complementares para desenho e também daqueles que são o desejo de muitos estudantes. Vamos aos queridinhos:
Canetas Fineliner
A Caneta Fineliner é um excelente marcador fino com ponta super fina engastada em metal, corpo triangular ergonômico para escrita sem reforço e cansaço. Muitos modelos possuem o sistema Dry Safe: pode ficar destampado durante vários dias sem secar. É Ideal para desenhistas.
Essas canetas são o sonho de consumo de muitos estudantes (inclusive o meu também) e valoriza muitos os projetos por possuir ponta fina e acabamento excelente.
O preço é um pouco salgado ( em torno de R$ 20,00 cada estojo com dez) mas é um preço justo já que as canetas duram por bastante tempo. As marcas mais conhecidas são Stabilo e Jocar Office.
Canetas Hidrocor
As hidrocores são usadas para aplicar uma cama de cor transparente semelhante à aquarela. A maioria delas utiliza um corante concentrado misturado com diluente volátil à base de àlcool e não enrugam o papel como os materiais aquareláveis costumam fazer, pois o diluente evapora rapidamente. Essa característica as tornam um excelente material de colorir para projetistas e além disso, elas dão um acabamento bom na maioria dos tipos de papéis utilizados para desenho arquitetônico.
As marcas mais famosas são Hidrocorad e a Prismacolor. Essas marcas possuem uma paleta com diversas opçoes de cores e são importadas. A mais comum de ser encontrada nas papelarias é a Pilot que, apesar de não possuir uma vasta gama de cores, também tem uma boa qualidade.
Pasta A3
Pasta utilizada para levar folhas em formato A3 sem a necessidade de ter que dobrar. É bastante utilizada a partir do 2º período do curso e existem diversos modelos. O preço para adquirir não é muito caro e varia dependendo do tipo de material de que são feitas.
Prancheta Portátil A4
As pranchetas no tamanho A4 são muito úteis para aulas de desenho sem mesas próprias ou mesmo para rascunhos ou croquis feitos rapidamente.Elas podem ser encontradas em dois tipos:
-Prancheta de plástico ou madeira: são as mais tradicionais e possuem um custo relativamente baixo. Cabem em qualquer mesa e ajudam muito a manter os rascunhos organizados.
- Pranchetas portáteis para desenho técnico: São feitas geralmente de madeira e possuem régua paralela para ajudar no desenho. Seu custo é muito mais elevado em relação à prancheta comum porém elas possuem espaço para guardar materiais e são muitos práticas na hora de fazer um desenho que necessita de mais capricho.
Maletas e estojos de cores
Esses são com toda certeza os queridinhos dos alunos de Arquitetura e Urbanismo e o sonho de consumo de muitos. Porém seu custo é bem alto e muitas marcas que fabricam os estojos e as maletas são importadas. Os estojos e maletas geralmente são compostos por uma coleção de lápis de cor com alta pigmentação, pásteis, gizes, lápis para desenho, esfuminhos de diversos tamanhos, borrachas, apagadores elétricos, dentre muitos outros itens.
Os materiais também podem ser vendidos em estojos separados e são geralmente muito mais baratos. Porém vale a pena investir nosso suado direitinho de universitários nesses estojos, pois eles vão nos auxiliar e muito nos trabalhos e durar por muitos anos.
Gostou?
Curta também nossa página no facebook!
Abraços
Naiara Brito
Gostei muito do post!
ResponderExcluirAmei😍
ResponderExcluirEstudante de primeiro semestre, e olhe la..
ResponderExcluirmuito bom , gosto de material de estudo ...
ResponderExcluirmuito bom , gosto de material de estudo ...
ResponderExcluir